Massagem desportiva

Massagem desportiva ajuda atletas amadores e profissionais na corrida.

Massagem desportiva auxilia na diminuição das dores musculares após o exercício físico.

 

A massagem desportiva, historicamente falando, teve seus primeiros registros encontrados nas Olimpíadas, em culturas grega e romana, onde eles usavam a massagem devido as exaustões musculares dos atletas daquela época, obtendo como resultados,  alivio de dores e aumento da recuperação muscular dos atletas olímpicos. Esses massagistas antigos eram quase todos formados por médicos e tinham ainda mais, um grande status na sociedade.

Massagem desportiva é uma técnica indicada para atletas amadores  assim como para profissionais, com o objetivo de preparar e recuperar a musculatura, e consequentemente, uma melhora na saúde geral do esportista.

A massagem desportiva é realizada através de manipulações dos tecidos moles do corpo, incluindo músculos, ligamentos e tendões.

Essa técnica de massagem possui uma sequência de manobras de deslizamento, fricção, amassamento, percussão, vibração e movimentação.

Utiliza-se também a Cinesiologia e manobras de alongamentos para auxiliar a movimentação articular, e além disso podemos destacar a Drenagem Linfática, devido a sua importância para a circulação do sangue.

massagem em corrida

A massagem desportiva pode ser realizada antes e após a atividade física,  e ela possui estímulos e objetivos diferenciados:

– Pré-Exercício

Neste caso, a massagem é indicada para preparar a musculatura para o exercício, da mesma forma como preparar o lado emocional, trazendo mais calma e concentração para a atividade física.

É uma massagem tonificante, superficial e rápida, para excitação ao Sistema Nervoso Central. Como resultado desta massagem, temos um aquecimento da musculatura, promoção de vaso dilatação (aumento do calibre dos vasos sanguíneos), hiperemia (um aumento da quantidade de sangue circulante), estimulação e excitação.

– Pós- Exercício

A massagem pós-exercício tem ação desintoxicante e é feita com movimentos lentos de amassamento  e com toques profundos, com o objetivo de recuperar as fibras musculares, eliminando resíduos metabólicos do corpo, através da drenagem sanguínea e linfática, como resultado teremos um aumento da regeneração e nutrição celular.

A técnica de Massagem Desportiva, tem ganhado cada vez mais adeptos, porque possui diversos benefícios, os quais listamos a seguir:

Melhora a fadiga e a recuperação muscular;
Melhora a circulação sanguínea e o transporte de oxigênio e nutrientes para os músculo;
Previne lesões;
Reduz espasmos musculares;
Reduz edemas e processos inflamatórios;
Tem um efeito relaxante ou estimulante no sistema nervoso central;
Aumenta o conhecimento corporal, traz confiança e serenidade;
Diminui a ansiedade e melhora a qualidade do sono.

Os massoterapeutas desportivos podem atuar em clubes de elite, academias e equipes de consultoria esportiva, além disso podem atuar de forma personalizada, exercendo um trabalho particular.

Se você é atleta e faz parte de equipes de treinamento, e também você que precisa de um terapeuta particular, nós podemos lhe ajudar nos dias das provas, fazendo a massagem antes e após a corrida.

Do mesmo modo, você  que é um treinador, agregue as massagens para sua equipe, e como resultado você sentirá os benefícios da massagem.

Você gostaria de receber essa técnica de massagem? Nós da Religare, podemos lhe ajudar!

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *